Os impactos negativos da Pandemia COVID-19 em diversos setores da economia são inegáveis. Redes de lojas gigantes fechando a porta, distribuidores com estoques valiosos parados por que a demanda de alguns produtos caiu vertiginosamente, fabricantes que não conseguem vender os seus produtos como vendiam. E as pessoas com o poder de compra reduzido por causa da perda de empregos e redução da atividade econômica. E também o impacto ao pequeno empresário (sem palavras para expressar nossa tristeza).

Imagem licenciada em http://www.123rf.com
E neste contexto qual é o Futuro do Trabalho?
Nem tudo se resume a questão pessimista do parágrafo anterior, da mesma forma que houve perdas e impactos negativos, temos segmentos que se “beneficiaram”, como por exemplo, o grande varejo de alimentação, as empresas posicionadas com uma estratégia e-commerce consolidada, alguns segmentos de serviços on-line.
A indústria de software está com alto nível de demanda profissionais para suportar os segmentos de negócio com forte demanda digital.
A transformação digital como elemento de inovação nas empresas, fator que se tornou extremamente necessário para a sobrevivência de muitos negócios na realidade de hoje, tem sido uma demanda crescente para as empresas consultorias de TI que promovem a transformação digital e inovação.
Neste contexto então uma das vertentes para o Futuro do Trabalho é a utilização de uma grande rede profissional de especialistas digitais, em trabalho remoto, e de forma independente, atuando como até como nômades digitais para dar vazão a alavancagem digital necessária no trabalho para ajudar a crescer a nova economia.
O Futuro do Trabalho passa por onde trabalhar?
Do ponto de vista da produtividade do trabalho, pouco importa de onde um profissional está a trabalhar remotamente, desde que o tipo de trabalho lhe permita isso e que ele produza o combinado.
Neste momento de Pandemia COVID-19 o teletrabalho deixou de ser uma opção e passou a ser em muitos casos a única solução. O que fica é o novo hábito e isto é o FoW Futuro do Trabalho que chegou e não é mais futuro é presente.
O Empreendedorismo e o Futuro do Trabalho possuem uma relação?
Sim, o Futuro do Trabalho para atender demandas crescentes estará fortemente relacionado ao empreendedorismo individual, as EUPRESAS (como costumo dizer) serão uma forma cada vez mais presentes nas relações de trabalho.
Além do mais, o Futuro do Trabalho tem que ser colaborativo, muito mais do que presencial.
Importante deixar claro que eu não tenho nada contra os relacionamentos interpessoais presenciais, pelo contrário, acho importante para a criatividade, felicidade e saúde mental mas também acho que não será a única opção no futuro pois já não é no presente.
Siga-me no Linkedin no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)
