A idade não deveria ser um fator decisivo para contratar. Quando eu era jovem, recém formado, ficava indignado quando me achavam muito jovem para assumir um cargo gerencial, ou uma posição de grande responsabilidade, superei estas barreiras com determinação e trabalho. Com 54 anos, fiz ontem 20 de fevereiro, fico preocupado com o que acontece para profissionais com mais de 40, 50, 60 e 70 anos, a experiência destes profissionais pode ser muito importante para sua empresa

Licenciado em http://www.123rf.com por Joel Gopfert
O que é experiência?
É ter errado, é ter acertado as vezes, é ter vivido situações, e ter experimentado casos, é ter amadurecido com seus erros e também com os seus “acertos”. E tudo isso não significa que só os mais velhos tem experiências. Muitos jovens tem uma vida tão intensa que suas experiências são muito relevantes. Cronologicamente os mais velhos tem a possibilidade de ter tido mais experiências.
E que é o ideal?
O ideal é não ter preconceitos, seja de idade, de gênero, de raça, de credo, de qualquer coisa que possa ser polarizada.
O ideal é poder contar com a experiência de todos.
O ideal é a mistura, é a possibilidade de aprender com outro, independente de qualquer coisa.
Se você não está aberto para aprender com os outros e com a vida, talvez esteja negando sua existência.
O que só os mais velhos sabem?
Sabem que o tempo já passou mais para eles, mas não sabem quanto tempo ainda tem para passar (assim como os mais novos). Saber que o tempo passou não significa nada se não aprendermos com tudo, todo dia.
Todo dia devemos aprender alguma coisa, deve ser um exercício diário rever o seus momentos e o que você pode aprender com eles. Experimente, independente da idade que tens.
Afinal! a idade é um fator decisivo para contratar alguém?
Conhecer o que o outro pode agregar na sua empresa é mais importante do que saber quantos anos esta pessoa tem. Soluções brilhantes, dedicação, determinação, conhecimento e habilidade de relacionamento não tem idade.
Na área de TI normalmente o que pesa é saber se a pessoa realmente conhece o assunto ao qual se candidata, e a todos candidatos fica uma dica: Não se julguem incapazes de aprender algo novo.
Para quem ainda não teve a oportunidade de assistir, recomendo o filme “O estagiário” com Robert De Niro.
E também recomendo o post no Linkedin de Claudia Gasparini que fala sobre Estágio aos 60
Conheço jovens brilhantes e idosos igualmente sensacionais, procuro aprender com ambos e garanto, é o melhor dos mundos.
Siga-me no Linkedin no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)
