Certamente não vale mentir.
Quando escrevi o artigo no LinkedIn – O que se espera de um candidato em uma entrevista de emprego deixei bem claro, o que na minha opinião o candidato a uma vaga de emprego não deve fazer, e na lista do que não se deve fazer, a primeira coisa é não mentir.
No artigo de ontem no meu blog, também publicado no LinkedIn – Como arrumar um novo emprego em TI explico que para arrumar um novo emprego em TI, é bom tomar uso de uma estratégia
Talvez a palavra “estratégia” esteja desgastada de forma negativa, tendo sido interpretada como “uso de um plano, sórdido de enganar o recrutador, e conseguir o emprego”, não foi isto que eu quis dizer, e me sinto na obrigação de esclarecer.
Bons e maus profissionais podem arrumar um emprego novo, sendo que os maus profissionais usam de práticas muitas vezes não corretas para conseguir o que querem. Mais uma vez isto não tem nada haver com estratégia.
Bons profissionais, muitas vezes usam estratégia sem saber que estão a usar.
Uma estratégia para arrumar um novo emprego, é um pensamento organizado capaz de gerar um plano igualmente organizado, com recursos adequados e ações táticas efetivas para aumentar as possibilidade de conseguir um emprego
Os profissionais de RH, são capazes, e também podem ser bem treinados para identificar candidatos que usam práticas não corretas.
Eu mesmo já entrevistei e peguei mentiras de candidatos em entrevistas, mas nosso comportamento neste momento tem que ser cauteloso.
Omitir um emprego em seu CV, que não lhe cause muito orgulho ou não faça parte relevante de sua história, não é mentir.
Todos temos que valorizar nossos pontos fortes, no curto espaço que temos em um CV e em uma entrevista, e não mentir.
E também não podemos colocar os candidatos todos dentro de uma única categoria, existem muitas. Por exemplo: profissionais em busca de recolocação pois foram demitidos, profissionais em busca de melhores empregos (empresas, salários e chefes),profissionais em busca de sua primeira oportunidade, e ainda aqueles que querem mudar a posição em seu desenvolvimento de carreira, entre outras situações.
Então temos que considerar que as estratégias serão pessoais. A personalização da estratégia para elaborar o plano, é algo requintado, e difícil de fazer, por isso talvez adequada para os bons profissionais, pois os maus não estarão interessados nisto.
Se quiser saber mais sobre estratégia para um novo emprego inscreva-se do webinar gratuito – Estratégia para conseguir um novo emprego na área de TI – 04 de março de 2021 – 19:00h
Siga-me no Linkedin no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)
