O que é tão desafiador na gestão de projetos?
Um antigo chefe, Sr. Molina, argentino que adorava o Brasil, disse certa vez: “Um projeto começa a atrasar em seu primeiro dia”.
O atraso em projetos é um dos principais problemas que os gerentes de projetos e as equipes de entrega têm, mas não é o único.
Algumas definições clássicas do que é necessário gerenciar em um projeto são comuns em qualquer que seja a metodologia a ser usada, que podemos resumir em administrar recursos, pessoas(que também é um recurso), dinheiro(que também é um recurso), tempo (que também é um recurso) e administrar o escopo. Um projeto deve entregar um resultado em um determinado período de tempo (com início e fim claramente definidos).
E assim começam os desafios, pois quando achamos que podemos gerenciar pessoas, gerenciar o tempo gerenciar desejos e expectativas, compreendemos que nem tudo é possível gerenciar com precisão.
Os gerentes de projetos são pessoas extremamente importantes neste contexto, assim como o sargento em um exército, o gerente de projetos é o elo entre o comando e a tropa, ou seja entre a direção estratégica e a execução tática da equipe.
O que podemos melhorar na gestão de projetos?
O papel de um gerente de projetos pode ser utilizar metodologias e ferramentas para obter o sucesso em um projeto entregando o resultado, com os recursos previstos, no tempo planejado. Mas, não é somente e nem principalmente isto, o gerente de projetos tem que saber lidar com pessoas e isto exigirá dele o que chamamos hoje no mundo da gestão de “Soft Skills” (clique no link e acesse o artigo que escrevi para o LinkedIn sobre Soft Skills).

Licenciado em http://www.123rf.com por Joel Gopfert
Os Hard Skills, ou o conhecimento formal, sobre como gerenciar um projeto, sendo pelos princípios do clássico PMBOK ou através de metodologias Ágeis, são extremamente importantes, não podemos gerenciar um projeto sem as práticas de planejamento, organização, execução, medição e controle. Mas somente elas não vão aumentar as possibilidades de atingirmos os resultados esperados. Neste contexto é necessário ter os Soft Skills para melhorar a comunicação, a relação entre as pessoas, promover a inovação, incentivar o aprendizado contínuo e perceber o estado mental de cada membro da equipe.
Só percebendo e agindo no que não é tão palpável, como por exemplo, o efeito da comunicação no projeto, o relacionamento entre os membros da equipe, a liberdade criativa inovadora, a disponibilidade das pessoas para o aprendizado diário e o estado de “humor” das pessoas, é que podemos aumentar as possibilidades de sucesso e resultados cada vez mais.
Como fazer um auto treinamento em gestão de projetos?
Se você quer gerenciar melhor os seus projetos, comece a gerenciar os seus projetos pessoais, comece ou aprimore-se dentro de casa. Utilize a ferramenta Easy Life para te ajudar. Sua experiência “dentro de casa” poderá lhe trazer grandes aprendizados em Soft Skills.
Gerenciar projetos é executar um empreendimento?
Sim, um projeto é um empreendimento, com começo, meio e fim, onde é necessário gerenciar muito bem os recursos que temos para obter os resultados esperados deste empreendimento, isso posto, todo gerente de projetos é um empreendedor e deve se preparar para o sucesso e para o fracasso que um empreendimento pode trazer.
O grande desafio é evitar o fracasso a todo custo.
O famoso texto de Napoleon Hill, A Filosofia do Sucesso, é um sacudida para não pensarmos no fracasso que pode existir em todas as situações de vida, por isso, escolho do texto o seguinte parágrafo: “…Quem cativa a vitória é aquele que crê plenamente: Eu conseguirei“
Como gerente de projeto empenhe-se, cative o sucesso do projeto, use as metodologias e ferramentas, desenvolva as relações e as pessoas para potencializar os resultados.
Siga-me no Linkedin no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)
