A Empatia é a capacidade de sentir o que outro está sentindo, da maneira mais profunda e real, é a capacidade de se transportar para o lugar do outro.
O que não é empatia
No entanto, ter empatia pela situação de outra pessoa não é dizer: “Eu sei o que você está sentindo” pois neste momento, com esta comunicação você está mudando o centro da atenção, o protagonismo, para você. E isso não é empatia.
Tão pouco empatia é compaixão, pois apesar da nobreza do sentimento de compaixão, é algo que sentimos pelo outro e não como o outro.
Saber ouvir é um exercício de empatia?
Empatia é sobretudo saber ouvir, e colocar-se no local do outro para entender o que realmente o outro está sentindo, que o outro está a dizer.
Quem não ouve com atenção e não se coloca ao lado do outro não está praticando empatia, talvez esteja apenas praticando o julgamento.
Procure ouvir sem dizer nada, sem julgar.
A comunicação que vem depois da prática da empatia é extremamente poderosa, pois ao praticar a empatia estabelecemos a conexão muito forte com o outro.
As ações e as palavras logo após a conexão estabelecida são extremamente importantes, devem ser positivas, não impositivas, não devem ser opiniões do que outro deve fazer, mas uma visão de que as coisas podem melhorar sem fugir da verdade.
A empatia no ambiente de trabalho
Praticar a empatia no ambiente de trabalho é importante para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional e para aumentar nossa capacidade de ajudar o outro.
Ouvir seus colegas, seus subordinados, e seus lideres, com atenção pode ser um bom início.
Se conseguires ouvir, sem manifestar de forma imediata uma opinião, poderá, no mínimo, estar evitando situações de conflito.
O controle de nossas emoções, sentimentos e reações são o aprimoramento necessário para conseguir praticar a empatia.
Nem tudo precisa ser fechado com a sua opinião, procure deixar as coisas se resolverem sem a sua intervenção direta, isto pode proporcionar grandes surpresas positivas.
O ambiente de trabalho, seja físico ou virtual, ficará muito mais leve.
Siga-me no Linkedin no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)
