Ter uma equipe que trabalhe de forma muito integrada, com pontos fortes de cada um complementando os pontos não tão fortes dos outros, é o sonho de todo gestor, líder, empresário ou empreendedor. Uma equipe bem balanceada com perfis comportamentais que se complementam, potencializa os resultados que se pode obter.
Uma equipe de trabalho pode ser “engenheirada”?
Sim.
O que chamo de “engenheirar” uma equipe é montar a equipe e/ou ajustar as características dos seus membros para melhor se adaptarem uns aos outros.
Considerando que podemos ter perfis diferentes de pessoas em uma equipe, por exemplo, pessoas comunicadoras, outras mais analíticas, algumas mais executoras, e outras planejadoras, é desejável que estas características possam ser combinadas de uma maneira que se venha a propiciar um melhor resultado.
Como “engenheirar” uma equipe
Para combinar os membros com as características adequadas é necessário primeiro saber duas coisas:
- A que a equipe se destina, qual a sua missão principal?
- Quais as características mais destacadas em cada um dos membros que formam ou formarão a equipe
As características que citei em paragrafo anterior podem ser definidas, também, como perfis comportamentais, e as quatro abaixo descritas normalmente estão presentes em todos nós, mas duas sempre se destacam em cada indivíduo.
- Planejador – é um perfil comportamental de quem gosta de planejar bem as coisas antes de fazer.
- Executor – é um perfil de quem sempre move a ação de fazer e é voltado para o resultado.
- Analista – é o perfil de quem gosta das coisas feitas em um nível de detalhe grande, para quem onde a mensuração de ações e resultados é muito relevante
- Comunicador – é o perfil onde a prioridade é a relação interpessoal e a comunicação.
Pode se pensar que em uma equipe de vendas o melhor seja ter todos com o perfil comunicador, mas não é bem assim.
O percentual de presença do perfil comportamental de comunicação em uma equipe de vendas deve ser alto, mas é importante para o equilibro da equipe que também se tenha boas doses de planejadores, executores e analistas.
A boa notícia é que o perfil comportamental pode ser treinado
Uma equipe pronta, equilibrada para sua missão, e que se reuniu por acaso, é sorte e quase impossível de acontecer ao acaso.
As vezes formamos equipes bem balanceadas, mas de forma empírica, sem “engenheirar”
A “engenharia de equipes” é a habilidade que nos permite juntar os melhores perfis comportamentais de acordo com a missão almejada e que possa treinar os membros para desenvolverem os seus comportamentos de melhor potencial, potencializando melhores resultados e cobrindo lacunas de deficiências para a missão.
Siga-me no Linkedin no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)
