As profissões de TI (Tecnologia da Informação) têm uma variedade grande de diferentes especialidades e uma destas é o desenvolvedor de software
O que um desenvolvedor de software faz?
Ele é o profissional que escreve os programas nas linguagens de programação adequada para cada necessidade de sistemas e aplicações.
O desenvolver um software é um ato de escrever um ou mais programas, rotinas com lógica computacional afim de que o software funcione como desejado no hardware.
Quais são as 7 características pessoais que um desenvolvedor de software deve ter?
- Senso de organização – um profissional desorganizado pode se perder na própria lógica e seu programa desenvolvido dificilmente irá funcionar da melhor maneira possível
- Boa comunicação ´- Existe a crença que desenvolvedores de software são todos introspectivos e que por isso não se comunicam bem, no entanto os que desenvolvem uma boa comunicação tem melhor chance de entregar o software conforme foi solicitado, pois a comunicação entre solicitante e desenvolvedor é um importante elemento de qualidade no desenvolvimento de software.
- Disposição para colaborar – um desenvolvedor que colabora com outros colegas de profissão, dando dicas, mostrando como resolveram algumas dificuldades técnicas comprovam ser bons profissionais, seguros e que contribuem para o desenvolvimento de melhores soluções de software
- Grande disponibilidade para aprender coisas novas – nesta área de desenvolvimento de software sempre existe algo novo a aprender, e quem não está disposto a aprender coisas novas corre o risco de ficar profissionalmente obsoleto.
- Capacidade de desconectar da tecnologia – esta é uma característica que exige que o profissional tenha a capacidade de auto controle, para dar espaços em seu trabalho a fim de descansar a mente e com isto melhorar ou simplesmente conseguir continuar trabalhando com boa produtividade.
- Boa lógica – talvez esta característica seja vista como intrínseca a atividade de desenvolver software, mas existem formas de desenvolver a lógica com atividades lúdicas ou cognitivas (como jogar xadrez por exemplo) afim de aprimorar o raciocínio lógico.
- Ter humildade – saber que não sabemos tudo, e que podemos ouvir a opinião do outro com atenção considerando-a como uma possível solução para um problema que não conseguimos resolver é uma demonstração de humildade importante para o exercício da profissão de desenvolvedor de software.
Desenvolvimento pessoal é a chave
As características pessoais acima podem muito bem servir para outros profissionais da área de TI ou de outras áreas.
Sempre que desenvolvemos nossos comportamentos para sermos melhores como pessoas estamos também potencializando nossas capacidades profissionais.
Siga-me no Linkedin no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)
