A Universidade de Stanford publicou o Relatório 2021 sobre o desenvolvimento da AI, Inteligência Artificial, no mundo.
Um belo trabalho, a altura de uma grande Universidade, e que considera inclusive os impactos da Pandemia COVID-19 no desenvolvimento da pesquisa, projetos, investimentos, mão de obra de AI em 2020.
O Relatório de 222 páginas, pode ser baixado na integra em na párina do HAI – Human-Centered Artificial Intelligence
Quais são as áreas de AI que forma analisadas?
As áreas de AI que foram analisadas sofreram diferentes impactos em 2020, independente do COVID-19
Veja algumas das que foram consideradas na análise: Computer Vision (imagem e Video onde tem-se a parte de reconhecimento facial), Language and Speech (com reconhecimento de voz e processos de tradução), Healthcare and Biology (onde o uso de IA foi fortemente concentrado nas pesquisas de drogas contra a doença COVID-19) e onde o Machine Learning foi também muito utilizado.
Como o relatório foi estruturado
O relatório considerou o desenvolvimento da AI em 2020 em diferentes perspetivas, como R&D Pesquisa e Desenvolvimento, Performance Técnica, Educação, Economia, Desafios Éticos, Diversidade da AI, e Políticas e Estratégias.
O que chamou a curiosidade sobre AI no Brasil
O Brasil não está, nem de longe, dentro dos países com maior número de pesquisas, pesquisadores, papers, soluções e tecnologias para AI.
No entanto, no capítulo de Economia, foi uma surpresa saber que o Brasil foi o pais com maior número de contratações de profissionais de AI no mundo, estando a frente de India e Canadá
“Brazil, India, Canada, Singapore, and South Africa are the countries with the highest
growth in AI hiring from 2016 to 2020. Despite the COVID-19 pandemic, the AI hiring
continued to grow across sample countries in 2020.”
Com um índice de 3,4 seguido pela India com 2,8 e do Canadá com 2,7, o Brasil se destaca em contratações para empregos de AI, mas não se destaca em outras dimensões de análise como pesquisa e desenvolvimento por exemplo.
É importante observar a AI
Como a AI deixou de ser algo extremamente científico e passou a estar dentro de aplicações e soluções de tecnologia da informação, é muito importante a leitura do relatório de Stanford e as centenas de análises, gráficos e índices que eles publicaram sobre a AI em 2020 no Mundo, e talvez possamos observar mais e descobrir por qual razão o Brasil se destaca nas contratações de profissionais de AI no mundo.
Siga-me no Linkedin no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)
