Em 1984 eu ganhei de presente dos meus pais um ZX80 da Sinclair, computador doméstico inglês lançado em 1980 na Inglaterra por menos de 100 £.

O meu não era novo, era de segunda mão (usado) e para fazer ele funcionar ainda tinha que conectá-lo a um aparelho de TV e um gravador de fita cassete para poder guardar os programas feitos na linguagem Basis.
A “coisa” ficava como na foto abaixo, que neste caso está com um console do TK85, uma versão já brasileira deste computador doméstico.

Naquele mesmo ano fui fazer um curso de programação Cobol na cidade vizinha de onde eu morava, as aulas teóricas eram aos sábados, e um professor ensinava no quadro negro como escrever um programa em Cobol usando formulários quadriculados como este abaixo:
Não tínhamos acesso direto ao computador, entregávamos os formulários preenchidos e um digitador fazia a tarefa de passar tudo para um computado CP500 e compilar (decodificar o programa escrito em linguagem de máquina) para ver se não havia erros de sintaxe no programa. (Se o seu programa não tinha erro de sintaxe você já estava de parabéns).
O CP500 da foto abaixo, foi um sucesso no mercado brasileiro.

Lembro-me de um dia que dois amigos foram até minha casa para conhecer meu computador e eu mostrei para eles o programa que eu tinha feito.
O programa calculava a idade da pessoa, ela digitava o nome e a data de nascimento e o programa mostrava na tela da pequena TV a idade da pessoa.
Acho que eles ficaram um pouco desapontados, e me perguntaram:
_ É isto que a sua profissão vai fazer? Eu vou fazer agronomia e vou ajudar as plantações crescerem, o outro colega vai fazer engenharia civil e vai construir prédios!!!
O tempo passou, e a minha profissão ajudou muitas plantações a crescerem e prédios a serem construidos.
Parece que foi ontem, foi tudo muito rápido e muito bom.
Eu vivi, e vivo, junto com vocês a Transformação Digital
Foi assim que tudo começou, mas desde o primeiro computador que ganhei até hoje, tem muita história para eu contar.
Vou contar, sem pressa e sem pausa.
Siga-me no LinkedIn no Brasil – Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
Siga-me no Linkedin em Portugal – Joel Gopfert Pinto Junior (PT)

