Existe hoje uma avalanche de oportunidades para aquisição de novos conhecimentos em todas as áreas de conhecimento.
Muitas destas oportunidades são gratuitas.
O que se pode adquirir de conhecimento gratuitamente?
Quase de tudo, em cursos que estão disponíveis em websites como Class Central, FGV Online, Udemy, Coursera e muitos outros (muitos mesmo), no formato e-learning, ou virtual classes.
E ainda há mais um mar de websites onde o custo para fazer treinamentos extremamente relevantes é muito baixo, por exemplo, no Linkedin Learning assinando a conta Premium
E o que não se pode aprender, por ser necessário uma prática presencial, ainda assim pode ser aprendido conceitualmente.
Aprender não é apenas uma questão de aquisição de conhecimentos
Esta é a importância desta reflexão, a disponibilidade de oportunidades para adquirir conhecimentos não é o suficiente para que isto se transforme em um aprendizado aplicável.
A experimentação dos conhecimentos adquiridos é igualmente importante, e muitas plataformas também são capazes de prover isto, como por exemplo o Trailhead da Saleforce que disponibiliza a plataforma Salesforce para que os alunos possam praticar.
Ainda assim existem conhecimentos que precisam ser vivenciados presencialmente para trazer o aprendizado e a especialização em qualquer área.
Volume não quer dizer qualidade. Uma pessoa pode fazer dezenas, centenas de cursos, mas se não colocar em prática o conhecimento irá se apagar com o tempo.
O que fazer com o conhecimento adquirido
Devemos experimentá-lo, vivenciá-lo, colocá-lo a prova.
E se possível, e se relevante, repassar o conhecimento. Só quem ensina algo que aprendeu realmente aprendeu.
Siga-me no LinkedIn, comente e compartilhe meus posts, será um prazer aprender com você. Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
