As mudanças e transformações na vida da humanidade, são causadas por vários fatores que muitas vezes agem em conjunto, não isoladamente.
A transformação da cultura organizacional pode provocar mudanças de comportamento, uma Pandemia também tem um forte poder sobre como as coisas passam a acontecer, e as inovações tecnológicas são agentes transformadores.
Como as Inovações Tecnológicas afetam o Futuro do Trabalho #FoW
Os Computadores Pessoais e a Internet inovações de um passado não tão distante, a Computação em Nuvem (Cloud), a IoT Internet das Coisas, a AI Inteligência Artificial, os Algoritmos das Redes Sociais, o Blockchain, as CriptoMoedas, os Bancos de Dados a Computação In-memory, os Smartphones e tecnologias que estão a chegar (ou a voltar) como o Edge Computing, Tudo isso influencia o Futuro do Trabalho mas não de forma isolada.
O Futuro do Trabalho que está a ser vivido agora é uma combinação de fatores externos não esperados ou desejados, como a Pandemia COVID-19 e as Inovações tecnológicas.
O Teletrabalho já era uma pequena realidade para poucos, e não foi apenas a Computação Pessoal, a Internet e Softwares de Teleconferência que provocaram esta transformação no trabalho.
Quando a transformação ocorre? Quando é acelerada?
Assim como na química, onde a transformação ocorre quando os elementos são misturados e é acelerada quando se insere um catalisador (elemento que acelera a reação química), será também no Futuro do Trabalho, onde alguns elementos combinados não são suficientes para a mudança transformadora.
São necessários catalisadores para acelerar a mudança no Futuro do Trabalho de forma profunda e para que esta afete a cultura em curso.
Inovações Tecnológicas não são suficientes para uma mudança profunda
As Inovações Tecnológicas isoladamente não são suficientes quando se trata de provocar uma mudança profunda no comportamento humano, elas são importantes, influenciadoras, mas só a adoção no cotidiano das pessoas é que consolida a mudança. Quando estas tecnologias são digitais podemos chamar de Transformação Digital.
No entanto o FoW Futuro do Trabalho não é uma questão apenas de transformação digital é também de mudança de comportamentos, de aceitação de novos modelos e relações empresa x empregador, de adoção de novos conceitos, como por exemplo, ser um nômade digital.
Conheço pessoas que estavam a trabalhar remotamente de outro país para o Brasil, mas que tiveram sua relação de trabalho interrompida, pois apesar do discurso vanguardista de algumas empresas sobre o Futuro do Trabalho, na prática a burocracia trabalhista e o conservadorismo empresarial ainda são mais fortes do que a mudança que está a acontecer.
O discurso empresarial é diferente da realidade.
O que sabemos é que a mudança no Futuro do Trabalho está a acontecer, e por isso, a realidade está a se adaptar, os conceitos estão a prova, a mudança de comportamento está a ser experimentada, as relações do trabalho estão sob novas regras e procedimentos, o futuro está a ser modelado, e por isso é um momento importante e que irá nos dizer como será o Futuro do Trabalho.
Siga-me no LinkedIn, comente e compartilhe meus posts, Joel Gopfert Pinto Junior (BR)
