Achei relevante compartilhar este pensamento: “Autoconhecimento não é se conhecer sozinho”, pois diferente de um autoretrato o uma autobiografia onde o artista pinta sua própria figura e o escritor escreve sobre si mesmo, o autoconhecimento exige auto análise mas deve ser auxiliado por profissionais.
Li as publicações selecionadas pelo Editor do LinkedIn Paulo Balint Tobias, em seu post “O impacto do autoconhecimento em suas habilidades” e gostei de todas, boas reflexões, inclusive para o “auto-autoconhecimento”.
A Psicologia e o Autoconhecimento
O Autoconhecimento é um tema profundo, estudado pela Psicologia e pelas Filosofias Existenciais e também por algumas religiões.
A grande contribuição da Psicologia Analítica de Jung é sem dúvida um dos grandes passos para o autoconhecimento.
Mas há de se tomar cuidado para não confundir o autoconhecimento com o conhecimento do Eu, e nem para técnicas que leve ao autoconhecimento “da moda”, como se tudo fosse simples e apenas isto.
Há afirmações de que o Eu é uma ilusão portanto como podemos nos autoconhecer? Há ainda afirmações do que o Eu é uma visão do outro sobre mim.
Tamanha complexidade não deve desanimar, pelo contrário, deve incentivar-nos ao autoconhecer, mas considere, seriamente, a ajuda de um competente profissional de psicologia.
Quando conhecemos melhor a nós mesmos podemos entender as nossas emoções, reações, pensamentos, e ações. Podemos até mudar o que não nos agrada.
O Autoconhecimento no contexto do Trabalho
Em uma visão no contexto do trabalho, autoconhecimento é uma possibilidade de melhorar comportamentos e performance, viabilizando um trabalho de melhor qualidade. Neste contexto, alguns conhecimentos comportamentais ajudam muito e podem ser analisados em um nível mais leve de profundidade.
Portanto, se queres se conhecer melhor, não pense que tens que fazer isto sozinho, procures profissionais para aumentar seu poder de reflexão e visão.
Se queres entender um pouco mais seus comportamentos e características pessoais no contexto do trabalho, um Coach bem formado, pode ajudá-lo sim, na perspectiva de construir um futuro profissional de melhor performance.
Siga-me no LinkedIn Joel Gopfert Pinto Junior (BR), comente e compartilhe meus posts, será um prazer interagir com você.
