Ao ver o vídeo do meu amigo Fabio Akita, sobre o livro do Bill Gates, The Road Ahead, fiquei motivado para colocar aqui no meu blog o que acho que o futuro, digital, nos reserva, sem profetização mas com um pouco de imaginação sobre o que já está a acontecer.
Na releitura feita por Akita do resumo do livro , “A Estrada do Futuro” (GATES, 1995) podemos ver com uma riqueza de detalhes o que Gates previu e o que realmente se tornou realidade. Lembrando como o Akita muito apropriadamente disse, não foi profetização foi um exercício de enxergar o futuro.
E como será o futuro segundo minha visão
Para ter uma visão do futuro, sem profetizar, é necessário imaginar. A imaginação é uma das capacidades que somente o Ser Humano tem, ao que se sabe, nenhum outro ser é capaz de imaginar.
E não há regras para imaginar, pois se houvesse não seria imaginação. E há profissionais que ganham a vida com a Futurologia, de forma séria.
Inovações tecnológicas, são primeiro imaginadas e então inventadas.
“Inventar é imaginar o que ninguém pensou; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender.” Santos Dumont
O Futuro tem muitas facetas e eu vou abordar poucas delas.
Do Wallet PC ao o Brain Chip
Acredito que o Wallet PC, computador de bolso, imaginado por Bill Gates no seu livro, já tornou-se realidade nos smartphones, e na verdade bem mais avançado tecnologicamente do que Gates previu.
O Brain Chip (bio chip) será o novo smartphone. Eles serão processadores com poder computacional muito maior do que os atuais smartphones, que usarão as dimensões e a tecnologia da nanotecnologia. Estes Brain Chip estarão conectados diretamente ao cérebro humano, e será controlado pela mente.
Um exemplo de aplicação será a possibilidade de conectar-se em uma ligação de Brain Chip de um colega e “falar” com ele através da transmissão de pensamentos ao invés de palavras, e até ver imagens que ele disponibilizou para que você veja através dos olhos dele.
Da Inteligência Artificial a Inteligência Adicional
O desenvolvimento da Inteligência Artificial passa a ter um paradigma novo, que ao invés de ser uma substituta para a inteligência humana, no sentido que se busca com a Inteligência Artificial, para ser uma Inteligência Adicional à Humana. Os Brain Chips serão a interface para expandir a inteligência humana de forma tão grandiosa que teríamos a nossa disposição imediata, todo o conhecimento humano, através de uma simples pesquisa via Brain Chip. Como se estivessemos dando um “google” e usando a resposta com a melhor estrutura de algoritmos relevantes para adicionar conhecimento ao que precisarmos saber.
Da Medicina à Genética
A medicina tradicional deixará de ser o caminho de cura e a genética será a prevenção. Os Brain Chips serão capazes de reescrever nosso código genético, corrigindo genes defeituosos, através de mutações naturalmente provocadas pelo nosso próprio organismo, evitando a ocorrência de doenças como câncer, doenças autoimunes, diabetes e outras.
Não seremos imortais, mas a morte não será mais um momento de dor física causada por doenças que causam dor e sofrimento. A morte natural acontecerá pelo envelhecimento das células e portanto do corpo.
A Internet é o Ar
Quando Bill Gates falou da Info Highway o mundo a conheceu como internet, a cabo, e agora wireless, mas outros grandes investimentos serão feitos em Internet Via Satélite, acessível a todos e em todo o planeta, conectando cada Brain Chip em uma rede mundial de pessoas.
As conclusões
“Se você pode sonhar, você pode fazer.” Walt Disney
A imaginação pode nos levar onde quisermos, e isto não é um compromisso com o futuro ou uma profetização.
Não há como tirar conclusões sobre o futuro que ainda não aconteceu, não se pode dizer que será bom ou ruim.
Pode ser que eu não veja este futuro acontecer, por isso, este texto é minha Cápsula do Tempo, para ser lido daqui a 25 anos.
Siga-me no LinkedIn Joel Gopfert Pinto Junior (BR), comente e compartilhe meus posts, será um prazer interagir com você.
