Nas plataformas de desenvolvimento de aplicações “Low Code” que são plataformas onde a necessidade de programação é baixa, pois sua arquitetura componentizada permite que se crie software e aplicações junto peças como em um “Lego“, é mais do que natural que a necessidade de conhecimento e experiência para desenvolver uma aplicação seja baixa.
No entanto, “Low code” não deve ser interpretado como baixo conhecimento em desenvolvimento, é importante que se saiba tudo que está por detrás da plataforma de desenvolvimento “Low code”, sua arquitetura, como ele gera o código para o computador, como é a performance da execução deste código, quais são os requisitos de segurança que a plataforma oferece.
A “Guerra do Software” está só começando, e hoje é muito importante saber o que o software está realmente fazendo com os dados dos seus clientes, usuários, da sua empresa e seus.
Um dos pontos mais críticos no mundo do software hoje é a privacidade dos nossos dados, como vão usá-los? E isto independe da aplicação ter sido criada em plataformas “Low Code” ou não, mas certamente tens de saber como é o uso dos dados privados nestas plataformas e por isso tens que conhecer o código gerado.
Ter a aplicação sem poder auditar o código é um risco alto e um erro básico, para a segurança da informação.
Low Code tudo bem, se acompanhado de High Knowledge, ou seja, alto conhecimento do que está nos bastidores de cada aplicação.
E se você quer fazer parte do meu networking siga-me no LinkedIn Joel Gopfert Pinto Junior (BR), siga meu blog, comente e compartilhe meus posts, será um prazer interagir com você.
