Contar histórias é um grande prazer ao Ser Humano, e eu já contei para vocês como tudo começou em TI para mim (se quiser saber leia aqui).
Hoje vou contar um pedacinho do que foi fazer a Faculdade de Análise de Sistemas na PUC de Campinas, pois se hoje estou aqui (onde será este tal de aqui????) é por que ter me formado bacharel na PUCCAMP fez toda a diferença para mim.
Todo aluno tinha um RA, registro de aluno, e começava com o ano de ingresso na faculdade, no meu caso 86 de 1986 (óbvio), no século passado…kkkkkkk
Aos 18 anos estava eu na maratona de vestibulares, UNICAMP, USP, FATEC, ITA, UNITAU, FEI e PUCCAMP. E a minha decisão foi fazer esta última e não poderia ter sido uma melhor escolha.
Diz um ditado: “…O que aconteceu era o melhor que poderia ter acontecido…” acreditem isto é sempre verdade.
Lá aprendi grandes valores, como as amizades de uma vida toda, aprendi também que temos que viver intensamente cada momento, e foi o que fiz.
Para terem uma idéia no sexto mês da faculdade eu já tinha um emprego de analista de sistemas e ganhava bem. Foi quando viajei pela primeira vez da avião (a trabalho).
Depois fazia dois estágios ao mesmo tempo, de manhã na CPFL e a tarde no CPqD da Telebrás (Eu fazia a faculdade a noite, por opção, para poder vivenciar as experiências de estágio e trabalho junto com a faculdade).
Fui um privilegiado, pois meus pais pagaram toda a faculdade, e o dinheiro que ganhava eu usava para pagar um carro e também para comprar livros, muitos livros, sempre adorei ler, e também queria saber tudo sobre a minha profissão.
Foi então que comprei um livro chamado ENGENHARIA DA INFORMAÇÃO, este de capa vermelha da figura abaixo.
Com a meta de viver os anos de faculdade da maneira mais intensa possível (e impossível) eu fui: Diretor Cultural do Diretório Acadêmico em 1987, fui Diretor Administrativo em 1988 e Presidente do DA de Análise de Sistemas em 1989.
Em todos estes anos eu, e meus colegas de DA organizávamos a Semana de Estudos de Análise de Sistemas, que era uma tradição do curso, além da “chopada com música ao vivo” não autorizada pela PUCCAMP, e que também era uma tradição.
Na semana de estudos de 1988 eu convidei um palestrante chamado Acácio Feliciano Neto, Mestre pelo INPE, autor do livro vermelho Engenharia da Informação. Ele, muito gentil aceitou e levou junto com ele o Sr. Molina um argentino que tinha sido executivo na IBM para uma das palestras mais importantes e lotadas dos eventos de Semana de Estudos de Análise de Sistemas.
Anos depois que me formei, fui convidado por um amigo, Flavio Mentone, para fazer uma entrevista numa empresa chamada WA Informática, sem saber, ou melhor, sem me lembrar que o “A” de WA era a letra do nome de um de seus sócios: Acácio Feliciano Neto.
Passei na entrevista, e tive a oportunidade maravilhosa de trabalhar com Ele, com o Sr. Molina, com o Flavio e uma turma enorme que formava a WA em 1994. (Rossi, Geraldo, Marcelo Italiano, Anselmo, David, Luciana, Rodrigo, Fabrício, Ieda, Ramires, Abate, Marta, Marcia e a Diva, entre muitos outros)
Foi assim que entrei pela primeira vez na WA, digo primeiro porque hoje é a terceira vez que estou a trabalhar nesta empresa. (mas isto é outra história que vou contar…).
O que eu deixo para você, destas experiência que vivi:
- Tome suas decisões e siga em frente com toda energia
- Viva intensamente tudo que tiver que viver
- Não é a faculdade que faz o aluno é o aluno que faz a faculdade
- Valorize as amizades, elas são eternas.
- Não existem coincidências
- “O que aconteceu foi o melhor que poderia ter acontecido”
E se você quer fazer parte do meu networking siga-me no LinkedIn Joel Gopfert Pinto Junior (BR), siga meu blog, comente e compartilhe meus posts, será um prazer interagir com você.

