Dentro das histórias que posso contar, com certeza esta que vai ler agora é totalmente publicável. É um pedacinho da minha história.
Já escrevi sobre como tudo começou para mim em TI, e também sobre o período universitário na PUCCAMP e como fui trabalhar, pela primeira vez, na WA.
Hoje, refletindo com minha esposa sobre a vida e sobre parte dela que é nossa carreira profissional, cheguei a conclusão que nínguém é substituível.
Isso mesmo, ninguém é substituível, pelo simples fato que cada um de nós é único.
Não há ninguém como o Joel, ninguém como a Katia (minha esposa), existem pessoas e profissionais melhores, piores, parecidos, mas nenhum igual.
Então para uma empresa, não há como nos substituir.
Há com certeza como nos trocar.
Esta decisão as vezes parte da gente e as vezes parte das empresas, e sem dúvida é um momento dificil para ambos os lados.
Na minha história tenho um fato curioso que costumo contar quando apresento a WA FENIX empresa em que trabalho.
É a terceira vez que trabalho na WA, a primeira foi de 1994 a 1997 quando desenvolvemos o sistema OpenDis para a Unilever.
A segunda vez foi entre 2004 e 2006 quando a WA comprou uma empresa minha que revendia soluções da SAP e tinha a maior fábrica de desenvolvedores ABAP do Brasil.
E a terceira vez, que é esta agora, de 2013 até o momento. Que eu espero que dure muitos anos ainda, não porque sou insubstituível, mas porque estou cá em Portugal com uma missão que me desafia, a de fazer a WA FENIX crescer em Portugal e na Europa.
Estou, com o time da WA FENIX, fazendo isto acontecer.
Se você entra por 3 vezes diferentes em uma empresa, é porque ela tem alguma(s) coisa(s) de bom, ou tu és um totó (como dizem nossos amigos portugueses).
A carreira em qualquer empresa é cheia de desafios, mas você nunca será substituível, podem até trocar você mas o que fica registrado na vida da empresa e na vida das pessoas ninguém apaga.
Ser feliz no trabalho não é uma questão de aonde trabalhamos, acredito que é como na vida, uma questão que vem de dentro.
Escolha ser feliz e seja.
E se você quer fazer parte do meu networking siga-me no LinkedIn Joel Gopfert Pinto Junior (BR), siga meu blog, comente e compartilhe meus posts, será um prazer interagir com você.
