Quem já viveu em uma grande cidade, como São Paulo por exemplo, sabe muito bem o que é perder tempo no transito para ir e voltar do trabalho, para ir e voltar de algum compromisso que esteja a mais de 10 km de sua casa. (e muitas vezes nem precisa ser a mais de 10km de distância para ser necessário 1 a 2 horas em um transito parado).
Mesmo em São Paulo onde o transporte privado ainda é mais procurado do que o transporte público, as demandas enormes nos transportes públicos (ônibus, metrô e trem) consomem muito tempo do cidadão devido a superlotação.
A frota de helicópteros de São Paulo é a maior do Mundo, com 411 helicópteros registrados e um volume de 2200 pousos e decolagens por dia, segundo a ABRAPHE, conforme publicado na Investe São Paulo em fevereiro 2021.
São Paulo também é a única cidade com um sistema de controle aéreo independente para helicópteros.
A Tecnologia eVTOL
Como proposta futurista para melhorar as condições de transportes urbanos, grandes empresas mundiais estão investindo nos veículos eVTOL – Eletrical Vertical Takeoff and Landing veichles, ou os carros voadores.
Carros voadores que decolam em pousam na vertical, como helicópteros, mas muitos já autônomos (sem piloto) e elétricos, ou seja, não poluentes e muito mais silenciosos.
O canal no Youtube, Que Criativo, publicou em abril deste ano um video com os 10 NOVOS CARROS VOADORES REAIS QUE JÁ FORAM TESTADOS
E a EMBRAER, através da EMBRAERX é uma das empresas com um projeto já bastante avançado, onde a contribuição não está apenas na criação de um eVTOL que funciona e ninguém mais precisa provar isto, mas também com a contribuição para regulamentação e controle através de UATM Urban Air Traffic Management (mobilidade aérea em áreas urbanas) que se por sua vez não for desenvolvida rapidamente não viabilizará os grandes benefícios dos eVTOLs.
O novo conceito UTM – Unmanade Aircraft Systems Traffic Management será uma evolução no sistema baseado em pilotos e comunicação por voz com os controladores de tráfego aéreo (mas que precisam de um novo modelo de operação capazes de mitigar riscos).
Construir um eVTOL é muito complexo e requer muita tecnologia, que a EMBRAER tem e está a usar, mas integrar todo o ecossistema aéreo é ainda um desafio ainda maior. Por isto a importância de projetos como o UATM.
Os eVTOLs serão para todos?
Gostaria de crer que sim, mas como toda inovação deste porte, para se tornar acessivel tem que haver um aumento de escala de produção muito grande.
Alé disto, um carro não é um transporte de massa, portanto um eVTOL também não será de início uma solução de mobilidade urbana de massa.
Que vantagens os eVTOLs podem trazer?
Sempre achei que a tecnologia pelo simples fato da tecnologia não é um alavancador de transformação profunda. É necessário uma razão, um plano, como por exemplo teve a Embraer de Ozires Silva ao criar aviões destinados ao transporte regional, quando as grandes companhias aéreas investiam apenas em aviões intercontinentais.
A tecnologia tem que ser acessível e/ou destinada para aquilo que faz a diferença na vida de todos.
Alguns grandes benefícios de usar um eVTOL
- Transportes de urgência, tirando do tráfego terrestres operações de emergência como transporte de orgãos para transplante e até mesmo de pacientes que necessitam de socorros médicos urgentes.
- Táxi áereo entre Hubs de transportes, por exemplo, levar passageiros do Terminal Rodoviário de São Paulo para o Aeroporto de Guarulhos.
- Transporte interurbano entre cidades próximas ou conectadas fisicamente, como por exemplo ir do centro de São Paulo para uma das cidades do ABC Paulista.
- Transporte inter aeroportos regionais
- Voos de supervisão e controle em grandes áreas de plantações agrícolas, criações extensivas de gados
- Defesa aérea, através de voos não tripulados mas de controle das fronteiras.
Tudo isto pode ser feito por um helicoptero, mais barulhento e poluidor, mas sem dúvida uma das máquinas mais incríveis que o Ser Humano já criou.
Até o ponto que chegaremos a um eVTOL individual, como hoje colocamos um paletó para ir trabalhar, vestiremos um eVTOL (ou entraremos em um) para percorrer uma distância maior.
Se for por perto prefiro continuar com o bom hábito saudável de andar a pé.
