
O que realmente impacta nossa vida profissional seriam os conselhos de amigos, seria uma boa formação acadêmica, seria um livro que faz a diferença e dá sentido a nossa profissão, seria o prazer de fazer o que se faz, seria uma oportunidade que você agarrou e mudou todo o destino de sua vida? o que realmente impacta ou impactou a sua carreira?
Hoje li no Linkedin um post, magnifico, sobre como controlar o ego, feito pelo meu amigo e mentor Rodrigo San Martin.
Digo magnífico pois ele foi muito claro ao mostrar o quanto nos deixamos levar pela vaidade que alimenta nosso ego.
Talvez a resposta a minha pergunta provocativa seja que: o que impacta nossa vida profissional é o quanto nos deixamos levar pela vaidade que alimenta o nosso ego.
O que quero dizer com isto?
O quanto cargos no alto escalão, empresas renomadas, projetos de grande escopo, liderança formalizada, beneficios empresariais fazem com que a gente se sinta “o cara”.
Mas realmente não é isso o que nos faz “o cara”, pois num movimento rápido uma empresa te demite e você deixa de ser “o cara” em um estalar de dedos.
O que realmente impacta a nossa vida profissional são as relações que construímos, e como tratamos as pessoas.
Da pessoa da recepção, daquela que serve o café ou limpa o chão do escritório, ao seu colega de equipe, chefe direto, ou subordinado até o CEO, feliz será aquele que trata todos muito bem, pois terá a chance de ser tratado assim também.
A única massagem no ego que realmente vale a pena é aquela que vem do reconhecimento das pessoas pelo bem que fizemos de coração.
O resto, é bobagem.
A lista do que fazer ou não fazer
Portanto, apesar de ficarmos tentados a escrever “A Lista do que os outros devem fazer ou não fazer”, por nos acharmos conhecedores e por ter vivido e experiências, devemos evitar.
É muito melhor quando alguém lhe pergunta: “o que você acha que eu devo fazer” do que você ter uma resposta pronta em busca de um problema padrão.
Você pode até fazer a lista, mas com a consciência de que está a alimentar o seu ego.
E se você quer fazer parte do meu networking, e ajudar a alimentar o meu ego, siga-me no LinkedIn Joel Gopfert Pinto Junior (BR), siga meu blog, comente e compartilhe meus posts, será um prazer interagir com você.
