A demanda por desenvolvedores de software, em Diversas Linguagens ( .NET C#, C++, Java, Python, PHP…), Frameworks/SDK (React, JQuery, Xamarin, Angular, Google cardboard…), e CMSs (Magento, Joomla, Drupal…) está a crescer muito e aumentará ainda mais.
A demanda é maior que a oferta de profissionais realmente qualificados
E isto está a causar alguns movimentos de profissionais para regiões e países específicos.
O Teletrabalho é uma realidade consolidada e o nomadismo digital também.
Não importa mais onde o profissional está. O que os empregadores querem, para estes tipos de demandas, é resultado e entrega.
Por isto esta migração de profissionais que estou a dizer não é necessariamente física, é virtual.
Nos Estados Unidos, maior mercado para estes profissionais, destacam-se as seguintes regiões com crescimento de demanda segundo o TechRepublic e Linkedin: Austin, Texas, North Port-Sarasota, Florida, and Nashville, Tennessee, e portanto aumentam os profissionais a prestar serviços para estes polos tecnológicos ver artigo.
Mas sem dúvidas falar inglês fluente é determinante para qualquer candidato do Brasil, Portugal ou qualquer outro lugar do Mundo.
Na Europa, a demanda está a crescer em Portugal (Lisboa, Porto, Braga) pelo custo baixo dos profissionais se comparado com a média européia e também pela qualidade destes profissionais. E não se enganem, a fluência em inglês também é um pré requisito, pois os clientes não são apenas as empresas portuguesas, eles estão por toda Europa.
Então não adianta conhecer diversas Linguagens ( .NET C#, C++, Java, Python, PHP…), frameworks/SDK (React, JQuery, Xamarin, Angular, Google cardboard…), e CMSs (Magento, Joomla, Drupal…) se não falar inglês.
Para ser um Nômade Digital, para trabalhar remoto para qualquer lugar do Mundo, o inglês é o pré requisito.
